quinta-feira, 30 de junho de 2011

Etapas de tratamento para Água potável.

Água potável é a água que pode ser consumida por pessoas e animais, que não possui substancias tóxicas sem riscos de adquirir doenças por contaminação. Ela pode ser oferecida à população urbana ou rural com ou sem tratamento prévio dependendo da origem do manancial. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública. A palavra potável vem do latim potare que significa beber.

 Etapas do tratamento
Cada etapa do tratamento da água pode representar um obstáculo à transmissão de doenças. O grau e o tipo de tratamento pode ir de uma simples desinfecção até um tratamento mais complexo, dependendo das condições do manancial que vai ser utilizado. Esses aspectos são estudados numa especialidade da engenharia hidráulica denominada de engenharia sanitária.
·         Coagulação - A primeira destas etapas é a coagulação, quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio(tânino em algumas estações de tratamento). Este elemento faz com que as partículas sólidas (sedimentos), sobretudo argila, iniciem um processo de aglomeração .
·         Floculação - Segue-se a floculação, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos mais pesados.
·         Decantação - A água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a decantação. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques.
·         Filtração - A próxima etapa é a filtração, quando a água passa por filtros com camadas diversas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas mais finas que passaram pelas fases anteriores.
·         Desinfecção - A água neste ponto parece ser potável, apenas sob o aspecto organoléptico, mas para maior proteção contra o risco de contaminações, é feito o processo de desinfecção. Pode ser feita através do cloro líquido, do cloro gasoso, do ozônio ou de outras formas. A cloração, serve para eliminar os germes patogênicos (nocivos à saúde) e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor.
·         Fluoretação - Opcionalmente, pode ser feita a fluoretação, quando é adicionado fluorssilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas. Com o objetivo de reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores até aos 12 anos de idade, período de formação dos dentes. Por ser arbitrária, essa pratica costuma causar certa polêmica nos EUA, devido ao fato de que, em cerca de 20% dos casos, causa algum tipo de fluorose infantil.
·         Correção de pH- A última ação neste processo de tratamento da água é a correção de pH, quando é adicionada a cal hidratada ou barrilha leve (carbonato de sódio) para uma neutralização adequada à proteção da tubulação da rede.
Entre a entrada da água bruta na Estação de Tratamento até sua saída, já potável, decorrem cerca de alguns segundos a 60 minutos , dependendo da qualidade da água bruta e do tipo de tratamento adotado.

NOMES: Gilmar, Gustavo, Gabriel C. e Lucas C. TURMA: 82

PROFESSOR: Everton Luiz Steffanello

Natureza fantástica - Antártica – a onda congelada

Icebergs com listras, uma imagem realmente surpreendente. Acredita-se que as faixas azuis aparecem quando há uma rachadura no gelo que é preenchida com a água marinha que congela imediatamente.
Quando um iceberg se desprende da geleira e cai no mar, uma camada de água marinha pode congelar imediatamente na parte inferior. Se esta água é rica em algas, pode formar uma faixa verde.
Às vezes os icebergs apresentam listras formadas por camadas de neve que carregavam sedimentos de diferentes tipos e que congelaram em diferentes condições e momentos.
Isto é o que ocorre na Antártica, a água congela no momento em que entra em contato com o ar.
A temperatura da água está alguns graus abaixo do nível de congelamento.
Parece que a água congelou no meio do ar !!!
Essas imagens foram tiradas pelo cientista Tony Travouillon, na Antártica, e retratam formações de “gelo azul”, criado quando o gelo é comprimido, e as bolhas de ar internas são eliminadas pelo aperto. Por ser mais denso, o gelo azul é muito mais resistente que o branco.
É realmente legal de se ver. Mas se continuar o derretimento das geleiras, um dia talvez isso não exista mais...

Vale a pena ver as imagens.






Espero que vocês gostem!!! =)

Nomes: Lucas Cruz, Rodrigo G, Kascinelle, Samuel G.
Professor: Everton

Fotos: fonte: Google e acervo pessoal
Texto: Fonte: www.viajandaunblog.pop.com.br e www.slideshare.net

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O mundo dando seu recado.

A poluição do ar hoje em dia, é uma coisa normal.. mas não deveria, é impossível não poluir , mas sim, é possível reduzir a poluição.




O mundo da voltas e esta avisando aos humanos de como anda a situação.
Último fenômeno que a natureza nos mostrou foi o vulcão Puyehue localizado no Chile..
No dia 07/06/2011 as nuvens atingiram a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

“No momento, as nuvens afetam uma pequena porção do espaço aéreo brasileiro próximo a fronteira com o Uruguai”, informou o major Antonio Marcio Ferreira Crespo, gerente nacional do fluxo de tráfego aéreo.
Segundo ele, há previsão de modificação de rotas e destinos de forma que as aeronaves não pousem em aeroportos impactados pelas nuvens. Até a tarde desta terça, no entanto, o maior impacto nos aeroportos brasileiros está, segundo o major, “muito mais relacionado a problemas meteorológicos do que propriamente em relação a nuvens vulcânicas”.

Avião coberto pelas cinzas :




"Proteção fria"
Manuel Rangel, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), afirmou ao G1 que as nuvens do vulcão se confundem com uma frente fria localizada sobre o Uruguai.
Segundo ele, em razão dela e de outra frente, atualmente sobre o Paraná e Santa Catarina, dificilmente a fuligem deve prejudicar voos na região Sul do país. “Essas nuvens se confundem com a frente fria, e essas duas frentes devem trazer chuva. Essa umidade deve ajudar limpando essa fuligem”, afirmou.

Segundo Rangel, as frentes atuam “protegendo” o país da chegada das nuvens vulcânicas.
Com a erupção , ocorreu na noite seguinte uma tempestade de raios vermelhos, como podemos ver na foto :


Após a erupção , policiais civis se preparavam para evacuar da cidade :




Algumas fotos do fenômeno :


Camada de cinzas do vulcão chileno Puyehue, cobre a cidade turística de Bariloche na Argentina.




Em Bariloche, Argentina, tratores retiram as cizas espalhadas pelas ruas.


Devemos ouvir a natureza, ela está pedindo sua ajuda, cuide bem do ar que você respira, da água que você bebe, do chão que você pisa, por que ele sim é sua base !



Nomes
: Camila K , Nathália S, Luiza H e Carolina F.
Data: 27/06/2011
Professor : Everton

Fonte fotos : Google
http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/album-de-fotos/vulcao-puyehue-no-chile-cinzas-avancam-e-cancelam-voos-no-brasil

Fonte da entrevista com o major Antonio Marcio Ferreira Crespo; Manuel Rangel, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e coisas sobre o vulcão : http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/06/nuvens-de-vulcao-do-chile-atingem-fronteira-com-o-brasil-diz-fab.html

Poluição Sonora!

poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos.

Definição

O som é definido como a compressão mecânica ou onda mecânica que se propaga de forma circuncêntrica em meios que tenham massa e elasticidade sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos.
Os sons de qualquer natureza podem tornar-se insuportáveis quando emitidos em grande "volume", neste caso, o mais correto é dizer-se que esse determinado som possui nível elevado de pressão sonora, ou elevada intensidade. O termo ruído pode ser utilizado em vários contextos. É algo inoportuno, indesejável, que pode prejudicar a percepção de um sinal (elétrico, por exemplo) ou gerar desconforto (no caso de um ruído sonoro). É um atributo qualitativo (e não quantitativo). Quantitativamente mede-se, no caso de um determinado som, o seu nível de pressão sonora.

Poluição sonora urbana

Além das fontes de ruídos mais comuns, existe uma grande variedade de fontes sonoras nos centros urbanos, como: sirenes e alarmes, atividades recreativas, entre outras, que em conjunto denomina-se "Poluição Sonora Urbana".

Características principais

  • Não deixam resíduos 
  • É um dos contaminantes que requerem menor quantidade de energia para ser produzidos.
  • Têm um raio de acção pequeno.
  • Não são transportados através de fontes naturais, como por exemplo, o ar contaminado levado pelo vento, ou um resíduo líquido quando é transportado por um rio por grandes distâncias.
  • São percebidos somente por um sentido: a audição. Isto faz com que muitas pessoas subestimem seu efeito.
  • Prevenção de problemas causados por ruídos e outros sons poluentes

    As principais medidas para se prevenir dos efeitos da poluição sonora podem ser:
    • Redução do ruído e demais sons poluentes na fonte emissora
    • Redução do período de exposição (principalmente para pessoas expostas continuamente a processos que geram muito ruído), quando não for possível, a neutralização do risco pelo uso de proteção adequada.
    • Educação da população
    • Uso de proteção nos ouvidos adequada ao risco auditivo.
    • Em festas colocar o som com volume adequado ao "Ambiente", evitando-se o volume alto. Não sendo possível, não permanecer por tempo prolongado em ambientes onde se tenha que gritar para ser ouvido pelo interlocutor à distância de um metro.






    Nomes:  Rafela c ,Rodrigo barbosa ,Jonathan Kesler  e  Leonardo K          Turma:82          Prf:Emerson!