domingo, 29 de maio de 2011

Economia de Água

 A Água é um recurso finito e não tão abundante quanto pode parecer; por isso deve ser economizada . Essa é uma noção que só começou a ser difundida nos últimos anos, à medida que os racionamentos se tornaram mais urgentes e necessários, até mesmo no Brasil, que é um dos países com maior quantidade de reservas hídricas - cerca de 15% do total da Água doce do planeta. Não é por acaso que cada vez mais pessoas e organizações estão se unindo em defesa de seu uso racional. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no século 20 o uso da Água cresceu duas vezes mais que a população. A situação é tão preocupante que existe quem preveja uma guerra mundial organizada por disputas em torno do precioso liquido.

 Para não se chegar a esse ponto, a saida é poupar - e o esforço tem de ser coletiva. "São questões de comportamento e atitude que se encontraram no centro da crise", diz o relatório da ONU sobre Água no mundo. Muitas vezes as crianças têm maior consciência do problema do que seus pais, graças as escolas. O momento atual é muito oportuno para investir ainda mais no trabalho em sala de aula, porque a discussão está na ordem do dia. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu a Água como tema da Campanha da Fraternidade de 2004 e o governo federal insistiu "Sede Zero" um programa vinculado ao Fome Zero.
 A ideia de que sobra Água no mundo se deve ao fato de que ela ocupa 70% da superfície terrestre. Mas 97,5% deste total é constituída de Água salgada. Dois terços do restante se encontram em forma de gelo, nas  calotas polares e no topo de montanhas. Se considerarmos só o estoque de Água doce racionável pelas chuvas chegamos a 0,002% do total mundial.

Mesmo a suposta fartura hídrica do Brasil não é relativa. A região Nordeste, com 29% da população, conta com 3% da água, enquanto o norte com 9% dos habitantes tem 68% dos recursos. Até  na Amazônia, pela precária infraestrutura, há pessoas não atendidas pela rede de distribuição. Portanto, a questão muitas vezes não se resume à existência de Água, mas às condições de acesso a um bem que deveria ser universal.
 Somados os dois problemas, resulta que 40% da população mundial não conta com abastecimento de qualidade.








Nomes: Eduardo, Ícaro Ernesto, Leonardo Nunes, Lucas Becker
Professor: Everton Luiz Steffanello

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Indústrias investem em sistemas de reuso de água. (Final).

Engana-se, contudo, quem pensa que são apenas as indústrias (que consomem grande quantidade de água em seu processo de produção) que podem ingressar na tecnologia de reaproveitamento do efluente. 

É o caso do hospital da Unimed Sorocaba. O prédio, que já foi projetado com duas tubulações diferentes, reutiliza a água em dois departamentos.

Conforme explica a coordenadora socioambiental da Unimed, Patrícia Bezerra da Silva, a água reutilizada no processo de vácuo da autoclave (equipamento de esterilização de instrumentos cirúrgicos) já representa economia de 70%. “Antes, essa água que passava apenas para dar pressão no equipamento era desprezada no esgoto. Há dois anos nós começamos a reutilizar essa água, que não tem contato com nenhuma impureza. Nós apenas repomos água nova quando há perda por evaporação, que é pequena, ou quando há limpeza de manutenção”, explica.

Em outro setor do hospital, acrescenta Patrícia, a água que antes seguiria para o esgoto agora é usada na descarga de vasos sanitários. “Por conta de um processo específico para a hemodiálise, de cada cem metros cúbicos da água usados, apenas 40 são aproveitados. É uma água microbiológica, ultrapura, que tem muitos sais e que não é própria para o consumo, mas que, agora, usamos nos vasos sanitários”, comenta.

Apenas esse procedimento representa economia de duzentos metros cúbicos de água por mês. “Essa água vai para um reservatório, onde recebe uma pastilha bactericida e que também dá uma coloração azulada à água – que serve para indicar que ela não é potável”. Segundo Patrícia, a água economizada no setor de hemodiálise é tanta que o hospital está estendendo a tubulação para vasos sanitários de outros setores.

NOMES: Gilmar, Gustavo, Gabriel C. e Lucas C. TURMA: 82

PROFESSOR: Everton Luiz Steffanello

SITE: http://felipeshikama.wordpress.com/2011/03/21/industrias-investem-em-sistemas-de-reuso-de-agua/

RECICLAR

Nós seres humanos temos o direito de cuidar da flora, da fauna, do planeta.
Convivemos num mundo, onde os seus direitos devem falar mais alto, do que os nossos.
Reciclar é uma forma de viver bem, é uma forma de economizar. Não custa abrirmos mão de um pouco do nosso tempo, para cuidar do que estão ao nosso redor, os nossos bens de verdade, os bens que ganhamos de Deus, que é para todas as pessoas (independente de suas características), e que ninguém conseguirá nos tirar, a não sermos nós mesmos.
Hoje, se saíssemos nas ruas, e fizéssemos uma pesquisa de quantas pessoas fazem a reciclagem, seriam mais ou menos 10 ou 20 a cada 100 pessoas.
Reciclagem, não é um ensinamento, e sim um aprendizado que devemos ter. Produto reciclável é o que chamamos de lixo, e que muitas pessoas usam esse lixo como sustento.

Não é difícil, não é caro, não é impossível reciclar. Pegue a metade dos papeis, das garrafas pet, dos vidros, que joga fora, e ponha a criatividade em jogo. E então, podemos considerar que o jogo começou, mas e os integrantes e as regras? Isso é você quem cria, basta querer.                                                      
Por que o desmatamento? Por que a poluição? Por que o excesso absurdo de lixo em quase todos os países? Podemos controlar isso, podemos dar um basta. Os problemas não irão acabar, mas sim diminuir.
Cada um de nós um dia, vai precisar de tudo que achamos inútil, e logo saberá a importância do RRR (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).



Nomes: Aline G., Kascinelle K., Lucas, Rodrigo G., Samuel N.
Turma: 82

LIXO

 
Que todos nós temos uma visão diferente, sabemos. Mas o mais impressionante, é que quase todos os dias assistimos ou escutamos em televisores, rádios, e até mesmo no famoso COMPUTADOR, os problemas nos centros urbanos em dias de chuvas, considerando que o real motivo é lixo mal depositado.
Às vezes, pensamos que separar o lixo talvez seja inútil. A cultura do ser humano sobre este assunto, ainda é medíocre, todos pensam que de nada adianta a reciclagem (que vem do lixo seco separado corretamente) e o pior o lixo orgânico mal depositado, quanto a este sem comentários, porque realmente se torna horrível a situação.
Ta na hora de começarmos, a pensar no nosso futuro, no futuro que daremos para as nossas gerações. Hoje, quem sabe, você teve uma conversa, e citaram o que seria do futuro daqui a alguns 10 ou 20 anos, e chegaram à conclusão, de que o mundo seria “quase” a base da tecnologia, mas esqueceram de citar, que não haverá 10 ou 20 anos, se não prestarmos atenção na SUSTENTABILIDADE.
Vamos dar um basta em tudo isso, vamos colaborar, vamos pegar uma parte do nosso tempo no dia a dia, e separar, tentar pelo menos, fazer a nossa parte, não somos perfeitos, mas podemos ajudar tudo isso se tornar perfeito.
Pense bem, caso conclua que, se somente você ajudar, não fará diferença alguma, reflita que, se conseguir passar essa ideia para alguém, e assim por diante, a diferença será imensa!

                                                          Vamos RECICLAR!


Nomes: Aline Gonçalves, Kascinelle Kaercher, Lucas, Rodrigo Genz, Samuel.
Turma: 82

domingo, 8 de maio de 2011

Reciclar materiais reutilizáveis!

Coisas feitas com materiais reutilizáveis!







No nosso primeiro post,a gente já falou tudo sobre Materiais reutilizáveis..Então nesses 2 últimos,nós resolvemos ,ao invés de falar,mostrar.. espero que gostem :D

Nomes: Rafaela c, Rodrigo b, Leonardo K, Jonathan k .
turma:82

Reciclar materiais reutilizáveis!

Materiais que podem ser reutilizáveis..
Canetinhas,Latinhas,Panos de Trapo,Garrafas pet e vidros!




Além de estar ajudando o meio ambiente,voce pode fazer coisas incríveis com esses materiais,sem prejudicar ninguém..No próximos post,vamos mostrar coisas que podemos fazer com materiais reutilizáveis!


Nomes:Rafaela cervo,Rodrigo barbosa,Leonardo konzen, Jonathan kesler
Turma : 82

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Indústrias investem em sistemas de reuso de água.(1ª Parte)

O aumento gradativo da consciência coletiva para a preservação do meio ambiente, somada à rigorosa legislação de preservação dos recursos naturais, tem estimulado cada vez mais investimentos tanto em tecnologias de tratamentos de efluentes quanto de recuperação ambiental.

Seguindo exemplo do Japão e de grande parte dos países europeus, a indústria brasileira dá sinais de que caminha para um modelo mais sustentável de produção. No que se refere à água, é crescente o número de empresas que têm aderido a sistemas e dispositivos que propiciam o reuso. “Nesse caso, a água usada não vai para a rede de esgoto diretamente. Ela cai em um reservatório, onde é feito todo o tratamento químico e biológico e volta limpa para ser reutilizada. Não como água potável (própria para beber), mas para outras finalidades como lavagem de carro, irrigação, descarga de banheiro”, empresa instalada em Sorocaba e que é líder nacional no segmento de tratamento de água.

A empresa, que emprega 140 funcionários em todo o Brasil, também presta serviços para outros países da América do Sul e detém know-how (É o conhecimento de como executar alguma tarefa.)em testes e análises laboratoriais de qualidade de água.

Formado em Química, Toledo acredita que o mundo passa hoje por um importante processo de conscientização da preservação do meio ambiente. Segundo ele, a “salvação do planeta” depende também de uma mudança de comportamento das novas gerações. “Eu vejo pelo meu filho, de três anos, que já tem outro conceito de meio ambiente. Ele me vê fazendo a barba, com a torneira aberta, e já me alerta. Acho que essa criançada já tem uma consciência muito mais profunda do que os adultos”, opina.

Investimento vantajoso

De acordo com Toledo Filho, a adaptação do sistema de tubulações de uma indústria, para a prática do reuso de água, tem custo relativamente alto, mas se transforma em investimento vantajoso em um curto período. “Com o reuso, as indústrias têm uma redução média do consumo de água nova de 90%. Ou seja, é um investimento que, em cerca de dois anos, já foi pago”, comenta.

Com o objetivo de contribuir com a melhoria da gestão ambiental nas atividades de mineração, geração de energia elétrica, administração e produção industrial, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) conta com o programa de reutilização da água que é empregada em todo o processo de fabricação, na unidade de Alumínio.

O projeto, que recebe investimento anual de quase R$ 4 milhões, inclui um sistema de captação e tratamento de efluentes industriais que compreende uma lagoa impermeabilizada, com capacidade de armazenar 75 mil litros de água. Além disso, o sistema conta com estação de tratamento de água industrial e uma estação de tratamento de lodo. “Toda água tratada é utilizada no processo de produção e, após o seu uso, retorna a lagoa de efluentes, sendo bombeada para a estação de tratamento novamente. É como um circuito fechado no entorno da fábrica”, explica Antônio Carlos Rodrigues Raposo, coordenador da área de meio ambiente da CBA. Para se ter uma ideia, a fábrica utiliza aproximadamente 245,235m3 de água ao mês.


NOMES: Gilmar, Gustavo, Gabriel C. e Lucas C. TURMA: 82

PROFESSOR: Everton Luiz Steffanello

SITE:http://felipeshikama.wordpress.com/2011/03/21/industrias-investem-em-sistemas-de-reuso-de-agua/

Poluição do ar

A poluição do ar pode provocar sérios danos à saúde. Além de problemas respiratórios, um grave efeito colateral trazido pela poluição é o aumento do risco de infarto. E numa cidade poluída como São Paulo, nem mesmo o feriado prolongado e a redução dos carros circulando pelas ruas conseguiu tornar o ar mais puro.De acordo com a pesquisa, a poluição do ar não é um problema restrito aos grandes centros urbanos brasileiros e a sua causa mais freqüente não são as indústrias ou os veículos automotores, mas, sim, as queimadas e as ruas e estradas sem pavimentação.


Camila,Carolina,Luiza,Nathália *-*

Água

Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água. Trata-se de quase 1,5 bilhão de km3 de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras. Parece inacreditável afirmar que o mundo está prestes a enfrentar uma crise de abastecimento de água. Mas é exatamente isso o que está para acontecer, pois apenas uma pequeníssima parte de toda a água do planeta Terra serve para abastecer a população.
Vinte e nove países já têm problemas com a falta d'água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez - vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água. É uma crise sem precedentes na história da humanidade. Em escala mundial, nunca houve problema semelhante.
A água e o corpo humano:
Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem ela, acreditam os cientistas, não existiria vida. A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. Uma pessoa de 65 kg, por exemplo, tem 45 kg de água em seu corpo. Daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas. Mesmo a regulagem da temperatura do corpo depende da água - é pelo suor que "expulsamos" parte do calor interno.
Dia Mundial da Água:
A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.
Ciclo da Água:
A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos etc. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar.
Água potável e água tratada:
A água é considerada potável quando pode ser consumida pelos seres humanos. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Limpar e tratar a água é um processo bastante caro e complexo, destinado a eliminar da água os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde, tornando-a potável. Em alguns países, as águas residuais, das indústrias ou das residências, são tratadas antes de serem escoadas para os rios e mares. Estas águas recebem o nome de depuradas e geralmente não são potáveis. A depuração da água pode ter apenas uma fase de eliminação das substâncias contaminadoras, caso retorne ao rio ou ao mar, ou pode ser seguida de uma fase de tratamento completa, caso se destine ao consumo humano.
Água Contaminada:
Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, ou seja, este recurso vem sendo poluído de tal maneira que já não se pode consumi-lo em seu estado natural. As pessoas utilizam a água não apenas para beber, mas também para se desfazer de todo tipo de material e sujeira. As águas contaminadas com numerosas substâncias recebem o nome de águas residuais. Se as águas residuais forem para os rios e mares, as substâncias que elas transportam irão se acumulando e aumentam a contaminação geral das águas. Isto traz graves riscos para a sobrevivência dos organismos.
Curiosidades:
Cada brasileiro gasta 300 litros de água por dia. Apenas metade disso seria suficiente para suprir todas as necessidades. Além disso, grande parte dos reservatórios está contaminada, principalmente em regiões mais populosas.
Na maioria dos países, é no campo que ocorre o maior consumo de água: a agricultura intensiva consome mais de quinhentos litros por pessoa ao dia. De 1900 até os nossos dias, a superfície de cultivo irrigado triplicou. Os sistemas tradicionais de irrigação aproveitam apenas 40% da água que utilizam. O resto evapora ou se perde.
Nomes:Lucas Becker,Leonardo Nunes,Eduardo,Icaro.
Turma:82
Professor:Everton Luiz Steffanello
Site:http://www.webciencia.com/21_agua.htm