quinta-feira, 26 de maio de 2011

Indústrias investem em sistemas de reuso de água. (Final).

Engana-se, contudo, quem pensa que são apenas as indústrias (que consomem grande quantidade de água em seu processo de produção) que podem ingressar na tecnologia de reaproveitamento do efluente. 

É o caso do hospital da Unimed Sorocaba. O prédio, que já foi projetado com duas tubulações diferentes, reutiliza a água em dois departamentos.

Conforme explica a coordenadora socioambiental da Unimed, Patrícia Bezerra da Silva, a água reutilizada no processo de vácuo da autoclave (equipamento de esterilização de instrumentos cirúrgicos) já representa economia de 70%. “Antes, essa água que passava apenas para dar pressão no equipamento era desprezada no esgoto. Há dois anos nós começamos a reutilizar essa água, que não tem contato com nenhuma impureza. Nós apenas repomos água nova quando há perda por evaporação, que é pequena, ou quando há limpeza de manutenção”, explica.

Em outro setor do hospital, acrescenta Patrícia, a água que antes seguiria para o esgoto agora é usada na descarga de vasos sanitários. “Por conta de um processo específico para a hemodiálise, de cada cem metros cúbicos da água usados, apenas 40 são aproveitados. É uma água microbiológica, ultrapura, que tem muitos sais e que não é própria para o consumo, mas que, agora, usamos nos vasos sanitários”, comenta.

Apenas esse procedimento representa economia de duzentos metros cúbicos de água por mês. “Essa água vai para um reservatório, onde recebe uma pastilha bactericida e que também dá uma coloração azulada à água – que serve para indicar que ela não é potável”. Segundo Patrícia, a água economizada no setor de hemodiálise é tanta que o hospital está estendendo a tubulação para vasos sanitários de outros setores.

NOMES: Gilmar, Gustavo, Gabriel C. e Lucas C. TURMA: 82

PROFESSOR: Everton Luiz Steffanello

SITE: http://felipeshikama.wordpress.com/2011/03/21/industrias-investem-em-sistemas-de-reuso-de-agua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário