Contaminação - Processo resultante da disposição inadequada de substâncias perigosas ou potencialmente perigosas no solo. A contaminação do solo é determinada com base em critérios de qualidade de solo e considerando a presença natural de substâncias potencialmente perigosas, tais como alguns metais pesados, produtos químicos e resíduos nucleares.
Poluição de origem agrícola
A contaminação do solo, nas áreas rurais, dá-se sobretudo pelo uso indevido de agrotóxicos, técnicas arcaicas de produção (a exemplo do subproduto da cana de açucar, o vinhoto; dos custumes e a criação de porcos). Os agrotóxicos são substâncias que os agricultores colocam nas plantações. Eles impedem que insectos e outros bichos acabem com a produção. São como uma vacina contra as doenças das plantas. Os fertilizantes servem para fazer as plantas crescerem mais fortes. O problema é que quando comemos esses alimentos, estamos ingerindo também os agrotóxicos e fertilizantes. Os principais agrotóxicos são os pesticidas e os herbicidas. Cada um mata um tipo de praga. Os principais fertilizantes são os fosfatos e nitratos, que vão se acumulando no solo e poluindo cada vez mais. Existem vários tipos de pesticidas, que podem ser:
- Acaricidas: para o controle de ácaros.
- Bactericidas: para o controle de bactérias.
- Fungicidas: para o controle de fungos.
- Herbicidas: para o controle de ervas daninhas.
- Insecticidas: para o controle de insectos.
- Nematicidas: para o controle de nematoides (vermes).
Aterros sanitários
Uma das formas de se lidar com os resíduos urbanos é a destinação de locais de depósito para os mesmos, denominados aterros. Nestes lugares todos os resíduos urbanos são depositados, sem qualquer forma de tratamento ou reciclagem.Em geral, um aterro sanitário deve ter vida útil de, no mínimo, 10 anos mas alguns não chegam a durar esse tempo. A área para instalação do aterro deve ser criteriosamente avaliada, levando-se em conta principalmente a condição das águas no local, deve-se evitar a possibilidade de contaminação dos lençóis freáticos, a ausência de populações próximas é muito importante, assim como a sua localização quer a nível de acessos quer a nível de arejamento (zonas altas). Os resíduos, antes de serem depositados em aterro, devem ser devidamente compactados a fim de economizar espaço útil. O fundo e os lados dos aterros são vedados com duas camadas de telas impermeáveis de forma a evitar passagem das águas dos resíduos (lixiviados) para o solo.
Ai são umas das causas da poluição do solo!
Nomes:Rafaela cervo,Rodrigo barbosa,Leonardo konzen, Jonathan kesler
Turma : 82
Turma : 82
Nenhum comentário:
Postar um comentário